Arquivos mensais: dezembro 2009

Sobre a Prova

auditoriaEm 2009 será realizado no dia 8 de novembro, quando serão avaliadas as áreas de Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Estatística, Música, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo e os Cursos Superiores de Tecnologia em Design de Moda, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Turismo, Gestão Financeira, Marketing e Processos Gerenciais.

Perguntas mais frequentes

voceconhece031.1. Qual a legislação pertinente ao Enade?

Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)
Portaria nº 2.051, de 9 de julho de 2004 (Regulamentação do Sinaes)
Portaria nº 107, de 22 de julho de 2004 (Regulamentação do Enade)

1.2. O Enade é obrigatório?

O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo o registro de participação condição indispensável para a emissão do histórico escolar, independentemente de o estudante ter sido selecionado ou não no processo de amostragem do Inep.

1.3. Qual o objetivo do Enade?

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sinaes, juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação.

Continue lendo Perguntas mais frequentes

Conheça o SINAES.

sinaesSISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – SINAES

Criado pela lei no 10.861, de 14 de abril de 2004, fundamenta-se na necessidade de promover a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional, da sua efetividade acadêmica e social e, especialmente, do aprofundamento dos seus compromissos e responsabilidades sociais. Por se tratar de uma lei federal o SINAES representa agora uma política de Estado para a avaliação das instituições de ensino superior brasileiras, a orientar as políticas de governo para tal fim. Os princípios fundamentais do SINAES são: Continue lendo Conheça o SINAES.

INFORMATIVO – ENADE 2009

Considerando a adoção do horário de verão para algumas regiões do País, reiteramos a instrução de que a prova do Enade 2009 será realizada no dia 8 de novembro, às 13 horas, horário de Brasília.

Os estudantes deverão atender as instruções específicas contidas no caderno de prova para sua resolução.
NÃO será permitida a consulta a qualquer material impresso, manuscrito ou bibliográfico, assim como o uso de calculadora.

É recomendável que o estudante conheça, com antecedência, o local de realização da prova para estimar o tempo necessário ao trajeto residência – local de prova. O fechamento dos portões de acesso ao local será às 13 horas, horário de Brasília.

O não recebimento do Cartão de Identificacação do Estudante não inviabiliza a sua participação no Exame.
Identifique o local de realização da prova junto à sua coordenação de curso ou acessando a página do Inep (www.inep.gov.br) e compareça ao local munido de documento oficial de identificação com fotografia, com a devida antecedência.

 
Coordenação-Geral do Enade 2009

Encontro Regional em Salvador

sinaesCom o intuito de nos aprofundar cada vez mais sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), buscando as competências e os aspectos operacionais necessários à participação dos nossos alunos no ENADE 2009, participamos do Seminário Regional promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) que teve a participação da equipe técnica da Diretoria de Avaliação da Educação Superior (DAES/INEP) esclarecendo dúvidas acerca do Exame.